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Cursos de Negociação, com base em Modelos Mentais e Casos Brasileiros, aplicáveis de forma prática.

Curso de Negociação Avançada


Negociação Avançada

Veja o currículo do Prof. Eugenio do Carvalhal

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Eugenio do Carvalhal

Eugenio do Carvalhal

Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro – FGV-RJ. MBA em Administração pela COPPEAD da UFRJ. Bacharel em Administração de Empresas. Especializado em Negociação através do Situation Management System Institute, USA; University of British Columbia, Canadá, CWC School for Energy. Inglaterra; e em Comportamento Organizacional pela Columbia University, USA.

Executivo de empresas por mais de 20 anos, desenvolveu-se profissionalmente em Vendas, Marketing, Planejamento e Recursos Humanos. Durante 15 anos de sua carreira na IBM Brasil e no Grupo Gerdau, ocupou diversos cargos gerenciais. Entre eles foi gerente de Programas de Educação e Desenvolvimento Gerencial, do Centro Educacional da IBM-Gávea no Rio de Janeiro. Foi Gerente Geral de empresas de médio porte por mais de cinco anos.

Concebeu, estruturou e coordenou o Curso de Formação de Negociadores da FGV-RJ desde seu início em 2002 até a data, com 30 edições já realizadas. Foi professor do Programa para Formação de Negociadores da Unisinos-RS, por doze anos.

Prof. de cursos de pós-graduação lato sensu da FGV Management e do IBMEC. Membro do corpo permanente da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem. Instrutor de cursos de Negociação, no Brasil, Portugal e Países da América Latina desde 1984.

Participou, entre 2000-2002, da preparação de quatro Contingentes Brasileiros para as ações no Timor Leste, por meio da Organização das Nações Unidas, coordenada pelo Comando de Operações Terrestres – COTER do Exército Brasileiro. Instrutor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército – ECEME, da disciplina de Negociação no Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército – CPEAEx desde 1999.

Autor do livro "Negociação - fortalecendo o processo: como construir relações de longo prazo", publicado pela Ed. VISION, já na sua 9ª edição, com mais de 19 mil exemplares vendidos. Autor coordenador do livro "Negociação e Administração de Conflitos" da série Gerenciamento de Projetos, editado pela editora FGV, já na sua 5ª edição. Co-autor do livro "O ciclo de vida das organizações", editado pela Editora FGV em 1999, com mais de 10 mil exemplares vendidos. Entre 2002 e 2004 foi articulista da coluna mensal "Negociação" da Revista Conjuntura Econômica da FGV.

Idealizador e coordenador do projeto, aprovado pelo Ministério de Cultura em jun/2006, "As múltiplas faces do negociador brasileiro: 12 retratos da diversidade cultural nas negociações". Co-autor do trabalho de pesquisa "Dimensões Interculturais da Negociação: O Estilo Negocial Brasileiro" apresentado na 3ª Bienal Internacional de Negociação em Paris, em novembro de 2007 e de diversos artigos em publicações especializadas no Brasil e no exterior.

É sócio-gerente da VISION® Desenvolvimento de Pessoas, com sede no Rio de Janeiro. Desde 1986 vem atuando como Consultor Organizacional e de Negociação, Instrutor de Programas de Treinamento e Desenvolvimento, tendo colaborado com diversas instituições públicas e privadas, nacionais e multinacionais, no Brasil, Portugal e em países da América Latina.


Seja diante de oportunidades ou de situações de conflito todos precisam fazer uso das características dos bons negociadores para abordar o processo de forma construtiva.

Para desenvolver a competência de Negociação é necessário reconhecer e atuar sobre todos os aspectos materiais e comportamentais que podem interferir nos resultados e no relacionamento.

Os cursos de Negociação da VISION®, coordenados pelo Prof. Eugenio do Carvalhal, fazem uso de casos genuinamente brasileiros e de modelos mentais que favorecem o processo decisório e estimulam a análise crítica das virtudes e fragilidades do estilo brasileiro de negociar.

Leia mais sobre o Curso de Negociação Avançada.


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NEGOCIAÇÃO AVANÇADA

O Curso de Negociação Avançada está indicado para profissionais e gestores que têm a atividade de negociação como instrumental para o desempenho de suas funções e reconhecem a importância do domínio de conhecimentos e técnicas sobre o tema para a obtenção de resultados diferenciados.

Oferecido em formatos de curta duração, com carga horária de 16 horas ou 24 a 32 horas, esse programa apresenta uma relação interessante entre investimento e retorno pela aplicação imediata dos conteúdos conceitual e prático abordados.

Estudos de caso e simulações são adaptados às necessidades funcionais específicas de cada turma de participantes entre eles, gestores de projetos, logística de suprimentos, produção, marketing, vendas e recursos humanos.

O acervo de estudos de caso e simulações de negociações da VISION® Desenvolvimento de Pessoas está preparado para suprir qualquer tipo de demanda, por mais específica que seja.

O sucesso desse formato é consagrado não só pelo número de edições in company mas também por sua inclusão recorrente na ementa de programas de MBA de renomadas instituições de ensino no Brasil, com as quais a VISION® mantém relacionamento.


OBJETIVOS

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OBJETIVOS
  • Sensibilizar os participantes para a necessidade da ampliação dos conhecimentos sobre negociações positivas;
  • Conhecer os conceitos fundamentais de negociação;
  • Desenvolver a percepção para os aspectos não estruturados que estão presentes nas negociações;
  • Conhecer o processo de negociação e uma metodologia de planejamento de negócios;
  • Desenvolver e testar as habilidades associadas às energias presentes nas negociações, visando fortalecer as intervenções no negociador nos processos de negociação dos quais participam.

Ao término do curso é esperado que o participante:

  • Reconheça o impacto de seus pontos fortes e identificar suas debilidades, utilizado os meios necessários para superá-las;
  • Seja capaz de atuar taticamente nas diferentes fases e estágios do processo;
  • Aprofunde a habilidade de identificar diferentes cenários para a negociação em curso;
  • Compreenda a importância e dedique energia à manutenção de contatos com as partes durante processo de negociação;
  • Compreenda a importância e dedique energia para conhecer os reais interesses de cada uma das pessoas que representam as partes envolvidas, assim como para estabelecer uma hierarquia desses interesses;
  • Seja capaz de identificar as regras explícitas do jogo e compreender as implicações de regras tácitas;
  • Disponha de referências para perceber o conteúdo das entrelinhas e organizar situacionalmente a argumentação, expressando-se de forma clara;
  • Identifique os estilos e comportamentos das pessoas nas negociações;
  • Seja capaz de reconhecer os posicionamentos estratégicos de negociação utilizados pelos negociadores e de adaptar-se à situação percebida;
  • Perceba e identifique os impactos futuros dos acordos que estão sendo realizados e para estabelecer acordos condicionados a eventos futuros;
  • Compreenda a importância e dedique energia para atuar numa perspectiva de longo prazo e para propor acordos que satisfaçam todas as partes envolvidas;
  • Valorize e compreenda a importância de dedicar energia para o estabelecimento de relações duradouras.

PÚBLICO ALVO

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PÚBLICO ALVO
  • Dirigentes de empresas, gerentes, supervisores e agentes de mudança para os quais é fundamental alcançar desempenhos diferenciados através da influência de pessoas, otimização de processos de trabalho e da construção de relacionamentos duradouros;
  • Administradores, Advogados, Arquitetos, Contadores, Economistas, Engenheiros, profissionais de Marketing, profissionais de RH, profissionais de Tecnologia da Informação, traders, compras e vendas, que estão envolvidos (direta e indiretamente) com negociações que ocorrem nas redes logísticas e na gestão de projetos, no contexto das relações intra e interorganizacionais;
  • Profissionais de empresas públicas e privadas, associações de classe, cooperativas, ouvidorias e agências de regulação.

INSTRUTORES

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INSTRUTORES
  • Prof. Eugenio do Carvalhal, M.e
  • Prof. Rômulo Lemos Gouvêa, M.e

CONTEÚDO

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CONTEÚDO
  • O modelo mental de negociação;
  • Conceitos fundamentais de Negociação;
  • Características do bom negociador;
  • Necessidades, objetivos e moedas de troca;
  • Posicionamentos estratégicos e passos táticos;
  • Aspectos não estruturados;
  • Estilos de negociação (no programa com carga horária plena);
  • O processo: planejamento e prática de negociação;
  • Como PLANEJAR uma Negociação;
  • Avaliação ambiental, quantitativa e qualitativa;
  • Poder, tempo, informação e percepção;
  • O negociador em ação.

METODOLOGIA

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METODOLOGIA
  • O curso é essencialmente prático. Com a finalidade de contribuir para a capacitação do participante e criar condições para sua atuação eficaz como negociador, serão utilizadas metodologias ativas tais como exercícios de autoavaliação, simulações de negociações e avaliação de procedimentos.


Por que desenvolver a competência NEGOCIAÇÃO?


 

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Negociação - Fortalecendo o Processo
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Administração de Conflitos
Negociação e Administração de Conflitos

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Negociação
Fortalecendo o Processo

Autor: Eugenio do Carvalhal

VISION Desenvolvimento de Pessoas

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9a Edição - digital
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Dia-a-dia estamos envolvidos em situações que envolvem conflitos ou nos deparamos com oportunidades que merecem ser aproveitadas. Quer queiramos ou não nós abordamos essas situações de alguma maneira. Como você age: de forma intuitiva e improvisada ou planejada?Como está sua preparação para essas situações? Como você pode fortalecer seu estilo de negociar? Como você pode fortalecer o processo como um todo visando estabelecer relações de longo prazo?

O papel que o profissional brasileiro, de qualquer segmento de atividade, deve desempenhar no seu contexto requer que a competência fundamental da negociação seja objeto de um fortalecimento constante. As práticas associadas ao ‘jeitinho brasileiro’: improvisação, imitação, descontração, etc., precisam ser enriquecidas por processos estruturados, assertivos, diretos. Isso requer a incorporação de conhecimentos que valorizem a experiência de negociador que cada um de nós tem.

Conhecer o estilo do negociador brasileiro é uma condição para perceber nosso próprio estilo e identificar as características que podem ser melhoradas. Entender, aprender e praticar os processos, métodos e técnicas de negociação é outra condição necessária para aumentar a probabilidade de êxito, pois, sem um conhecimento articulado, as bases do poder de negociação ficam enfraquecidas.

Nesse livro você, que é brasileiro e/ou que negocia com brasileiros, encontrará as informações necessárias para que possa ampliar seu campo de visão sobre Negociação, aprofundar seus estudos teóricos e fortalecer seu estilo e a maneira como aborda na sua prática os processos de negociação. Com isso as suas relações, tanto pessoais como de negócio, serão de longo prazo.

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Negociação e Administração de Conflitos

Autor Coordenador: Eugenio do Carvalhal; Autores: Gersem Martins De Andrade, João Vieira De Araújo, Marcelo Knust

FGV Editora

A negociação sempre esteve e, cada vez mais, está incorporada à vida contemporânea. Quando negociamos, questões materiais e relacionamentos sobem à balança e determinam um equilíbrio frágil, que nos desafia de forma contínua e implacável. O que fazemos e como fazemos para garantir os resultados que nos interessam podem facilitar nossas relações sociais. De modo recíproco, comportamentos, diferenças de estilos e formas de comunicação são gatilhos para potenciais conflitos cujos efeitos podem ameaçar os resultados almejados.

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O estilo negociador do Barão do Rio Branco
O Estilo Negociador do Barão do Rio Branco

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Negociação Artigos
Coletânea de Artigos sobre Negociação

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O estilo negociador do Barão do Rio Branco

Autor: Eugenio do Carvalhal

VISION Desenvolvimento de Pessoas

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1a Edição - digital
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O Barão do Rio Branco foi um brasileiro que, através das negociações que participou, mudou o mapa do Brasil e moldou, por meio de uma abordagem exemplar, a forma pela qual as questões de limites territoriais deveriam ser tratadas e as fronteiras pudessem ser espaços de integração num contexto de paz propício a relacionamentos construtivos de longo prazo.

O livro é um estudo sobre suas estratégias e estilos com base em conhecidos modelos da teoria das negociações e exemplifica ações, escolhas estratégicas e estilos de influência por ele adotadas em suas negociações. Propõe também uma visão da atualidade sob a perspectiva de Rio Branco e questiona, de maneira crítica, se ele estará abandonado ou esquecido.

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Este livro é a reprodução do artigo base da palestra proferida em 20 de agosto de 2008 pelo Prof. Eugenio do Carvalhal no SEMINÁRIO: CRISES NA AMÉRICA DO SUL: LIÇÕES E PERSPECTIVAS – na Presidência da República / Gabinete de Segurança Institucional / Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais.

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Negociação
Coletânea de Artigos

Autor: Eugenio do Carvalhal

VISION Desenvolvimento de Pessoas

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1a Edição - digital
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Coletânea de artigos de autoria de Eugenio do Carvalhal sobre o tema Negociação publicados entre 2000 e 2008.

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Quais as características fundamentais do NEGOCIADOR EFICAZ?


Leia este artigo

Cómo se discuten los grandes problemas del mundo de hoy. El G20 y el principio de responsabilidades comunes pero diferenciadas.
Pelo Prof. Enrique Saravia




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