PUBLICAÇÕES
Autores: Maria Zélia de Souza e outros
FGV Editora
As condições empíricas têm demonstrado que o sucesso de um sistema de remuneração reside, principalmente, na habilidade em projetar e gerir recompensas, de forma a dar suporte às demandas organizacionais. Portanto, necessitam estar alinhadas não apenas aos valores e à história da organização, como também à estratégia e à arquitetura organizacional.
Nesse livro, os autores compartilham com seus alunos e leitores, reflexões importantes para todos aqueles que se defrontam com os desafios relativos à questão de modelagens de sistemas de remuneração.
Autor: Hermano Roberto Thiry-Cherques
FGV Editora
O autor propõe um roteiro para a análise e a constituição de significados. Trata-se de um livro marcado pela preocupação em auxiliar os que se lançam à investigação empírica. Sem pretender fixar uma forma única de abordar o tema da conceituação, o texto recupera o pensamento filosófico e as contribuições das ciências humanas e sociais para fundamentar soluções do cotidiano do pesquisador, como a formação do conceito, a crítica das definições, a identificação de protótipos e a construção de indicadores.
Autor: Eugenio do Carvalhal
VISION
Dia-a-dia estamos envolvidos em situações que envolvem conflitos ou nos deparamos com oportunidades que merecem ser aproveitadas. Quer queiramos ou não nós abordamos essas situações de alguma maneira. Como você age: de forma intuitiva e improvisada ou planejada?Como está sua preparação para essas situações? Como você pode fortalecer seu estilo de negociar? Como você pode fortalecer o processo como um todo visando estabelecer relações de longo prazo?
O papel que o profissional brasileiro, de qualquer segmento de atividade, deve desempenhar no seu contexto requer que a competência fundamental da negociação seja objeto de um fortalecimento constante. As práticas associadas ao ‘jeitinho brasileiro’: improvisação, imitação, descontração, etc., precisam ser enriquecidas por processos estruturados, assertivos, diretos. Isso requer a incorporação de conhecimentos que valorizem a experiência de negociador que cada um de nós tem.
Conhecer o estilo do negociador brasileiro é uma condição para perceber nosso próprio estilo e identificar as características que podem ser melhoradas. Entender, aprender e praticar os processos, métodos e técnicas de negociação é outra condição necessária para aumentar a probabilidade de êxito, pois, sem um conhecimento articulado, as bases do poder de negociação ficam enfraquecidas.
Nesse livro você, que é brasileiro e/ou que negocia com brasileiros, encontrará as informações necessárias para que possa ampliar seu campo de visão sobre Negociação, aprofundar seus estudos teóricos e fortalecer seu estilo e a maneira como aborda na sua prática os processos de negociação. Com isso as suas relações, tanto pessoais como de negócio, serão de longo prazo.
Autor: Hermano Roberto Thiry-Cherques
FGV Editora
Que deveres tem uma organização em relação em relação à comunidade em que se encontra? É justo blefar em uma negociação? A violação do sigilo é sempre incorreta? A competição é moralmente justificada? Estas são algumas das questões com que os executivos se defrontam no cotidiano das organizações e que este livro busca equacionar, dando acesso às respostas que as diversas correntes de pensamento oferecem.
Autores: Vera Lúcia de Souza e outros
FGV Editora
A mudança caledoscópia que mobiliza esforços organizacionais para atender às pressões de uma concorrência global intensa e aos elevados saltos no campo da tecnologia exige contribuições em patamares de excelência sustentada. Implica desempenhos capazes de atender às necessidades do cliente, assegurando simultaneamente o aumento da qualidade e da inovação, bem como a redução dos custos e da prontidão de atendimento. Este livro busca contribuir para a compreensão da gestão do desempenho humano, uma prática gerencial que, principalmente, nos últimos 30 anos, teve importância crescente.
Autora: Vera Lúcia de Souza
FGV Editora
A avaliação de desempenho é tarefa árdua: procura-se entender como as diferenças humanas - conquistas, habilidades e competências - afetam um resultado coletivo. Buscar desigualdades entre as pessoas é função ingrata a que a ciência da administração, se dedica há anos, sem grandes consensos sobre métodos e propósitos.Este livro, de acordo com a gestão contemporânea , introduz na avaliação, um sentido de maior flexibilidade e humanização nas relações de trabalho. O sentimento de independência, o desejo de viver segundo os próprios julgamentos e de auto-avaliar a contribuição que se dá à organização e à sociedade passam a fazer parte dos critérios de avaliação.Construindo a avaliação final por afinidade, contradição e negociação se pretende uma perspectiva de maior harmonia e compreensão na busca da desigualdade.
Autor: Autor: Hermano Roberto Thiry-Cherques
Editora Atlas
Este livro foi concebido como um roteiro para modelagem de ampla gama de projetos. Congrega as técnicas de configuração originárias da administração, da engenharia e da economia de projetos, tanto comerciais como sociais.
As seis fases e 49 passos em que está dividido foram ordenados de modo a facilitar seu uso tanto didático como profissional. O instrumental apresentado é útil particularmente para modelagem de projetos destinados à obtenção de recursos financeiros, projetos de viabilidade e projetos de desenvolvimento.
Uma seleção de passos essenciais foi elaborada com o intuito de que o manual possa ser utilizado, também, para configurar anteprojetos e projetos de pequena envergadura.
Autores: Eugenio Rodrigues Do Carvalhal, Gersem Martins De Andrade, João Vieira De Araújo, Marcelo Knust
FGV Editora
A negociação sempre esteve e, cada vez mais, está incorporada à vida contemporânea. Quando negociamos, questões materiais e relacionamentos sobem à balança e determinam um equilíbrio frágil, que nos desafia de forma contínua e implacável. O que fazemos e como fazemos para garantir os resultados que nos interessam podem facilitar nossas relações sociais. De modo recíproco, comportamentos, diferenças de estilos e formas de comunicação são gatilhos para potenciais conflitos cujos efeitos podem ameaçar os resultados almejados.
Autor: Maria Zélia De Almeida Souza, Vera Lucia De Souza
Editora FGV
Esta obra aborda o tema da gestão de pessoas com o foco na crença, por parte dos autores, de que uma organização apenas será o que quer ser se for capaz de despertar em cada indivíduo que nela atua o desejo de oferecer o melhor que possui em sua bagagem pessoal. Daí o entendimento de que esse é o principal desafio gerencial. A mudança no ambiente de negócios construído para o atendimento das demandas da reestruturação produtiva dos anos 1990, bem como suas repercussões nesse campo do saber, será o pano de fundo dos capítulos do livro.
Autor: José Augusto Wanderley
Editora Gente
Uma negociação é ganha ou perdida, de acordo com a qualidade da preparação e para tanto, Negociação Total - Encontrando Soluções, Vencendo Resistências, Obtendo Resultados mostra uma abordagem única e inovadora através do MIN - Modelo Integrado de Negociação. O MIN é um modelo, ou mapa, que revela os parâmetros mais importantes e presentes em qualquer negociação , ou seja, tudo aquilo que necessário e suficiente para o sucesso, não importa o tipo de negociação: gerencial, compra, vendas, associações, joint-ventures. São apresentados pontos como:
Resultados do MIN - Modelo Integrado de Negociação:
Autor: Hermano Roberto Thiry-Cherques
FGV Editora
Com um texto espirituoso, inteligente e agradável, e um enfoque original - desde as visões de Weber e Kafka à de Jorge Luis Borges -, Thiry-Cherques descreve as estratégias utilizadas para conciliar a subsistência material com a sobrevivência espiritual, para manter a racionalidade no mundo do trabalho. Um mundo que muitas vezes nos parece hostil, incoerente, contraditório. Um mundo do qual ainda não podemos escapar.
Autor: ALVARO ESTEVES
Editora Sinergia
A definição de tempo orgânico, "o cultivo consciente do agora, sem desperdícios e sem os tóxicos da aceleração e da saturação, na construção de relações mais integradoras consigo mesmo, com os outros e com a natureza" é a chave para se ler este livro.
Não é mais uma questão de velocidade nem de tecnologia. Quanto mais “corremos atrás”, mais complicado fica atender às demandas do chefe e da família, os compromissos, as tentações da internet e das redes sociais. São pressões de fora, nem sempre em harmonia com nossos desejos e valores. A tecnologia e suas facilidades nos colocaram num patamar em que é difícil sermos muito mais rápidos do que somos, nem fazermos mais coisas do que já fazemos. A questão é achar uma nova maneira de lidar com tantas variáveis conflitantes, que acabem sendo até mesmo fonte de estresse e de doenças. Tempo Orgânico aborda dilemas e propostas concretas, trazendo para reflexão temas como o da interdependência e cooperação, a busca da simplicidade, o indivíduo como sabotador das suas próprias prioridades, a as lições da natureza com seus ciclos e ritmos.
(clique aqui para ver o blog sobre o livro de Alvaro Esteves)
Autor: David A. Lax e Jamos K. Sebenius
Editora Bookman Companhia Ed.
Lax e Sebenius, ambos professores em Harvard, mostram que além da tática e do design do negócio, é importante também trabalhar a configuração da mesa, a fim de criar uma situação favorável a um acordo.
Autor: Gerard I. Nierenberg
Editora Barnes Noble
Whether you are buying a house, asking your boss for a raise, or getting your car repaired, everything in life is a negotiation. The author, the world's foremost authority on negotiating, bases his program on one important premise: negotiation takes place between human beings. In his world-famous seminars, which have been attended by more than 100,000 top executives, Nierenberg stresses the people skills needed to negotiate successfully in every area of life
Autor: Howard Raiffa
Editora Belknap Press of Harvard University Press
Whether you are selling a house, closing a business deal, settling a divorce, arbitrating a labor dispute, or trying to hammer out no international treaty, Howard Raiffa's new book will measurably improve your negotiating skills.
Although it is a sophisticated self-help book--directed to the lawyer, labor arbitrator, business executive, college dean, diplomat--it is not cynical or Machiavellian: Raiffa emphasizes problems and situations where, with the kinds of skills he aims to develop, disputants can achieve results that are beneficial to all parties concerned. Indeed, he argues that the popular "zero-sum" way of thinking, according to which one side must lose if the other wins, often makes both sides worse off than they would be when bargaining for joint mutual gains.
Using a vast array of specific cases and clear, helpful diagrams, Raiffa not only elucidates the step-by-step processes of negotiation but also translates this deeper understanding into practical guidelines for negotiators and "intervenors." He examines the mechanics of negotiation in imaginative fashion, drawing on his extensive background in game theory and decision analysis, on his quarter-century of teaching nonspecialists in schools of business and public policy, on his personal experiences as director of an international institute dealing with East/West problems, and on the results of simulated negotiation exercises with hundreds of participants.
There are popular books on the art of winning and scholarly books on the science of negotiation, but this is the first book to bridge the two currents. Shrewd, accessible, and engagingly written, it shows how a little analysis sprinkled with a touch of art can work to the advantage of any negotiator.
Autor: David Saunders, Roy J. Lewicki e John W. Minton
Editora Bookman Companhia Ed.
Organizado em nove capítulos, o livro enfoca os mais importantes conceitos e teorias da psicologia da negociação, como também a comunicação, a dinâmica do conflito interpessoal e intergrupos e sua resolução. A obra aborda tópicos sobre enquadramento, tipos de relacionamento e planejamento de uma negociação bem-sucedida; padrões éticos envolvidos em uma negociação em diferentes países do mundo; estratégias usadas para solucionar desvios no processo; técnicas que podem levar as negociações de volta ao seu rumo.
Autor: Max H. Bazerman e Margaret A. Neale
Editora Atlas
Dos capítulos presentes nesta obra encontram-se - Introdução ao pensamento racional na negociação; Parte I - Erros mais Comuns na Negociação - Escalada irracional do compromisso; A torta fixa mítica; Ancoragem e ajustes; Estruturação das negociações; Disponibilidade de informações; A praga do vencedor; Excesso de confiança e o comportamento do negociador; Parte II - Uma Estrutura Racional para Negociação - Pensando racionalmente sobre a negociação; Negociações em uma joint venture; Estratégias racionais para criar acordos interativos; Parte III - Simplificando Negociações Complexas - Você é um expert?; Justiça, emoção e racionalidade na negociação; Negociação em grupos e em organizações; Negociações por meio de terceiros; Propostas concorrentes - A praga do vencedor revisitada; Negociação por meio de ação; Conclusão - Negociação racional em um mundo racional.
Autor: G. Richard Shell
Negócio Editora
Criado na 'Wharton School of Business' e baseado no programa de treinamento de executivos do professor G. Richard Shell, este livro ensina como atingir os objetivos da negociação. O autor mostra o estilo exclusivo de comunicação para cada pessoa se tornar um negociador mais confiante. Shell explora a psicologia e os padrões ocultos que regem toda situação de negociação com base em seis pontos-chave do poder de influência emocional, cujos pesquisadores demonstraram ter ajudado os negociadores mais bem-sucedidos.
Autor: Chester Karras
Editora Ediouro
Resultado de dez anos de experiência em treinamento de executivos nos Estados Unidos, na Europa e na Asia, este livro reúne mais de 200 estratégias e táticas de negociação de eficácia comprovada. Para quem quer saber o que funciona numa negociação e deseja substituir a possibilidade pela certeza de vitória.
Autor: David A. Lax
Editora Free Press
This fine blend of Harvard scholarship and seasoned judgment is really two books in one. The first develops a sophisticated approach to negotiation for executives, attorneys, diplomats -- indeed, for anyone who bargains or studies its challenges. The second offers a new and compelling vision of the successful manager: as a strong, often subtle negotiator, constantly shaping agreements and informal understandings throughout the complex web of relationships in an organization.
Autor: Donald W. Hendon, Rebecca A. Hendon e Paul A. Herbig
Editora Greenwood
Cross-cultural business negotiations are an important part of international business. Much business has been lost overseas due to miscalculations caused by cultural differences. Negotiating is a lengthy, difficult process by itself; but, when one adds the cultural aspect it becomes extremely intricate. Cross-cultural negotiation skills can be improved by adequate attention to details and a better understanding of the cultural heritage of the other side.
Autor: Willian L. Ury, Roger Fisher e Bruce Patton
Editora Imago
Esta obra busca oferecer uma estratégia para se chegar a acordos mutuamente aceitáveis em toda espécie de conflito - quer envolvam pais e filhos, vizinhos empregadores e empregados, clientes e empresas, inquilinos e diplomatas. Baseando-se no trabalho do Projeto de Negociação de Harvard, um grupo que lida seguidamente com todos os níveis de negociação e resolução de conflitos - de domésticos a internacionais -, 'Como Chegar ao Sim' diz como - Separar as pessoas do problema; Concentrar-se nos interesses e não posições; Trabalhar juntos para criar opções que satisfaçam às duas partes, e obter êxito na negociação com pessoas que são mais poderosas, recusando-se a ceder às pressões ou recorrer a 'truques sujos'.
Autor: Deborah M. Kolb e Judith Williams
Editora Jossey-Bass
Everyday Negotiation shows how to recognize the shadow negotiation-- where the unspoken attitudes, hidden assumptions, and conflicting agendas that drive the bargaining process play out-- and how to put that knowledge to work. Originally titled The Shadow Negotiation and named by Harvard Business Review as one the Ten Best Books of 2000, this best-selling book revealed how women could master the hidden agendas that determine bargaining success. Now, the new edition, Everyday Negotiation, broadens the scope and offers the same illuminating advice for both men and women. Everyday Negotiation lays out simple steps to:
Autor: Roy Lewicki, Bruce Barry e David Saunders
Editora McGraw-Hill
Negotiation is a critical skill needed for effective management. Negotiation: Readings, Exercises, and Cases 6e takes an experiential approach and explores the major concepts and theories of the psychology of bargaining and negotiation and the dynamics of interpersonal and inter-group conflict and its resolution. It is relevant to a broad spectrum of management students, not only human resource management or industrial relations candidates. The Readings portion of the book is ordered into seven sections: (1) Negotiation Fundamentals, (2) Negotiation Subprocesses, (3) Negotiation Contexts, (4) Individual Differences, (5) Negotiation across Cultures, (6) Resolving Differences, and (7) Summary. The next section of the book presents a collection of role-play exercises, cases, and self-assessment questionnaires that can be used to teach negotiation processes and subprocesses.
Autor:Herb Cohen
Editora Record
Considerado um dos melhores negociadores do mundo, Herb Cohen dá dicas de negociação e garante que praticamente tudo pode ser negociado. “A obra quebra uma série de mitos e paradigmas, pois, segundo o autor ‘não importa o que você seja ou faça, o certo é que você pode negociar qualquer coisa’”, diz Rodrigues. O livro está esgotado no fornecedor, mas ainda existem exemplares de segunda mão disponíveis.
Autor: Annette Simmons
Editora Futura
Parte 1 - Compreendendo o impulso que está por trás do comportamento territorial;
Parte 2 - Os dez jogos territoriais;
Parte 3 - O fim dos conflitos territoriais.
Autor: Ronaldo Fiani
Editora Campus
Este livro tem como objetivo difundir os conhecimentos de jogos para todos aqueles que lidam com situações em que estratégias estão presentes em sua atividade profissional. A obra permite que os leitores conheçam como a interação entre indivíduos ou organizações, que agem estrategicamente de acordo com os seus interesses, pode ser estudada objetivamente com métodos matemáticos. Esta edição inclui respostas aos exercícios propostos ao final de cada capítulo.
Autor: George Land
Editora Cultrix
As mudanças de ponto de ruptura ocorrem quando uma organização ou empresa passa de uma fase monumentalmente diferente para outra. Por exemplo, a passagem de uma primeira fase empresarial para outra, administrativa padronizada e eficiente, requer um ponto de ruptura, uma severa mudança na estrutura, no estilo e na cultura empresarial
De modo semelhante, outra ruptura essencial ocorre quando uma segunda fase estabelecida deve reinventar a si mesma - para ser bem-sucedida em termos de dificuldade econômica, para reagir às mudanças nas condições ambientais e globais, para reformar seu estilo e sua eficácia organizacional. Essa passagem para a terceira fase pode ser extremamente difícil porque requer profundas mudanças nos controles internos, um novo senso de inovação criativa e um ciclo de renascimento.
Autor: James M. Kouses e Barry Z. Posner
Editora Campus
Este livro alicerça-se em pesquisa e apresenta entrevistas com um grupo diversificado de líderes de organizações em todo o mundo. Os autores enfatizam que os fundamentos da liderança não são uma moda.
Autor: Warren G. Bennis
Editora Campus
Este livro busca servir como fonte de insights, examinando as qualidades que definem a liderança, as pessoas que a exemplificam e as estratégias que qualquer um pode aplicar para alcançá-la. O autor critica o que considera uma falta de liderança em todo o mundo. Contra isso, ele fornece um guia para preencher essa lacuna por meio de uma obra filosófica, que procura primeiramente definir o que é liderança - que, em sua visão, requere autoconhecimento e metas pessoais definidas.
Autor: Jane S.Mouton e R. Blake Robert
Editora Pioneira
Através da utilização do GRID. o administrador pode desencadear e utilizar a energia criativa exigida para se tornar e permanecer "competitivo" nesta era de inovações e mudança. O GRID não é apenas uma teoria, mas sim um sistema que produz resultados facilmente mensuráveis. Para o administrador o GRID oferece uma estrutura diversificada de trabalho, com alternativas para detectar e resolver os mais complexos problemas e diagnosticar o seu próprio estilo gerencial, com opções para mudar de um estilo para o outro. Também focaliza o desenvolvimento da organização, no sentido da teoria e estratégia para o aumento da sua eficácia total, bem como da produção e dos lucros.
Autor: Jon R. Katzenbach e Douglas K. Smith
Editora Campus
Em 'Equipes de Alta Performance' os autores mostram como as equipes de trabalho nas empresas podem obter um maior desempenho através da disciplina e também através do uso das oportunidades apresentadas pela moderna tecnologia de comunicação para realizar o trabalho em grupo. O livro ajudará pequenos grupos a implementar as disciplinas, estruturas, ferramentas e técnicas que possibitam o bom desempenho nas atividades de trabalho.
Autor: Adam M. Brandenburger e Barry J. Nalebuff
Editora Rocco
O objetivo de Barry Nalebuff e Adam Brandenburger, autores de Co-opetição é criar uma nova teoria dos jogos que explique a estratégia de empresas altamente inovadoras como Intel, Nintendo, American Express, NutraSweet e American Airlines. Ao contrário do que a teoria tradicional dos jogos apresenta, a estratégia empresarial inclui pessoas que têm liberdade para agir e mudar jogadores, regras e até mesmo o próprio jogo. Os autores apresentam um modelo de estratégia em que os executivos atuam de maneira ativa, não se limitando a analisar o que ocorre fora da organização. Este modelo é o único a relacionar, sem conflitos, estratégias de concorrência e estratégias de competição, fazendo com que cada competidor trabalhe não apenas para aumentar sua fatia do bolo que é o mercado, mas também para que todo o bolo cresça.
Autor: Kenneth W. Thomas e Ralph Kilmann
Editora CPP, Inc
The TKI is a self-scoring assessment that allows you to find out about your overuse and underuse of the five modes. The TKI assessment takes about fifteen minutes to complete. Interpretation and feedback materials help you learn about the most appropriate uses for each conflict-handling mode.
Autor: Max. H. Bazerman e Dan Moore
Editora Campus
Esta edição examina o julgamento em uma série de contextos gerenciais, oferecendo percepções que podem ajudar o leitor a tomar melhores decisões gerenciais. A obra discute as influências motivacionais e emocionais que afetam o processo decisório; aprofunda-se na justiça e na ética envolvidas no processo decisório; integra exercícios práticos sobre decisão e exemplos que ajudarão os leitores a melhorar a qualidade de seu julgamento gerencial; oferece dicas e técnicas sobre como tomar decisões racionais durante as negociações; apresenta sete estratégias críticas para aprimorar a tomada de decisões.
Autor: John S. Hammond, Ralph L. Keeney e Howard Raiffa
Editora Campus
Este livro foi escrito para lançar uma ponte entre a forma como se tomam decisões na prática e o que os pesquisadores descobriram nos últimos 50 anos sobre como elas devem ser tomadas. Nele encontra-se a essência dessas pesquisas, combinada com a experiência e o bom senso, e a apresentamos de maneira objetiva e acessível, para seu uso no dia-a-dia. Os resultados são centenas, talvez milhares, de decisões certas, que o ajudarão a alcançar seus objetivos, reduzir o desperdício de tempo e dinheiro e evitar disputas, preocupações e arrependimentos, em suma, melhorar a qualidade de vida graças ao aperfeiçoamento na tomada de decisões.
Autor: Geert Hofstede
Editora Silabo
Pessoas de outros países, de outras gerações, classes sociais, profissões ou organizações pensam e agem frequentemente de modos que nos espantam. Para estas pessoas somos nós que nos comportamos de uma maneira estranha. O que nos separa delas é a cultura onde crescemos. 'Cultura' neste sentido não é sinónimo de 'civilização', envolve muito mais. Valores inconscientes, que por estarem profundamente enraizados, nos levam, frequentemente, a considerar normal o que outros acham anormal, cortês o que outros acham rude e racional o que outros acham irracional. Geert Hofstede mostra que as culturas nacionais diferem de acordo com cinco dimensões - Grau de integração dos indivíduos nos grupos; Diferenças entre os papéis sociais masculino e feminino; Modos de encarar a desiguldade; Grau de tolerância perante o desconhecido; Orientação curto prazo versus longo prazo. As culturas organizacionais, contudo, são um fenómeno diferente. Não seguem as mesmas dimensões, são mais geríveis e oferecem oportunidades para pôr em contacto culturas nacionais. Apoiado em vinte e cinco anos de investigação em empresas multinacionais, Geert Hofstede revela as circunstâncias em que as culturas organizacionais podem ser geridas com eficácia, e identifica as formas de apreender a comunicação intercultural, essenciais para o sucesso no próximo século.
Autor: Geert Hofstede e Gert Jan Hofstede
Editora McGraw-Hill Professi
The landmark study of cultural differences across 70 nations ,Cultures and Organizations helps readers look at how theythink and how they fail to think as members of groups Based on decades of painstaking field research, this new editionfeatures the latest scientific results published in Geert Hofstede'sscholarly work Culture's Consequences, Second Edition Originalin thought and profoundly important, Cultures and Organizationsoffers vital knowledge and insight on issues that willshape the future of cultures and nations in a globalized world .
Autor: Sarah Kaplan e Richard Foster
Editora Campus
Virando o senso comum de cabeça para baixo, um sócio sênior e uma especialista em inovação da McKinsey & Company, desbancam o mito de que as empresas feitas para durar podem continuar a superar as expectativas ano após ano - e revelam as estratégias dinâmicas da descontinuidade e destruição criativa que essas empresas precisam adotar para manter a excelência e permanecer competitivas.
Autor: Richard Foster
Editora Best Seller
Por que empresas líderes de mercado perdem posições e como o contra-ataque pode ser a melhor defesa.
Autor: Benjamin Tregoe
Editora Campus
Integrar de maneira eficiente os objetivos estratégicos de uma empresa às decisões gerenciais do dia-a-dia nem sempre é tarefa das mais simples. Foi pensando nisto que alguns profissionais da Kepner-Tregoe Inc., considerada uma das maiores empresas de consultoria do mundo, decidiram escrever este livro. Os autores eliminam de vez a lacuna existente entre a teoria e a prática, e transformam o planejamento estratégico em planos de trabalho.
Autor: Flora Davis
Editora Summus
Um completo panorama dos estudos no campo da comunicação não-verbal. Como reflexo do mundo em que vivemos, essa comunicação é uma maneira de restabelecermos contato com nossas próprias emoções. Flora Davis relata experiências, conta histórias, mostra pesquisas e faz um amplo levantamento de estudos sobre o tema, incluindo situações experimentais e critérios de medidas. Escrito em uma linguagem jornalística, fluente, constitui leitura enriquecedora para estudiosos e profissionais nas áreas de psicologia, educação e comunicação.
Autor: Christian Godefroy e Alan Houel
Editora Madras
Algumas pessoas têm formas de tornar a vida dos outras mais difícil e é preciso encontrar maneiras de neutralizar essas pessoas. Este é um livro prático que irá ajudar a fazer isso.
Autor: Stanley Davis e Christopher Meyer
Editora Campus
Este livro focaliza o panorama econômico emergente para o qual os autores criam uma nova estrutura para a oferta e captação de valor, a avaliação do sucesso, a estratégia de desenvolvimento e o gerenciamento organizacional.
Autor: Luiz Guilherme Tinoco Aboim Costa, Marcelo Arantes Alvim e Luiz Rodolfo Tinoco Aboim Costa
Editora Atlas
É consenso no mundo dos negócios que empresas aspirantes ao crescimento e manutenção de suas vantagens competitivas necessitam realizar investimentos reais, tanto na forma de novos projetos, quanto na forma de aquisição de outras empresas.
Este livro atende às necessidades geralmente identificadas entre empreendedores, administradores e profissionais de finanças corporativas em relação ao assunto valuation (modelagem e cálculo do valor econômico justo de um negócio). Entre seus objetivos, citam-se os seguintes propósitos: entendimento das principais variáveis que efetivamente impactam no valor da empresa; gerenciamento da empresa baseado no valor para o acionista; cálculo do valor justo da empresa para fins de fusões e aquisições, incluindo análise do valor de controle e desconto pela falta de liquidez; avaliação da viabilidade econômica do negócio atual e de novos empreendimentos; análise fundamentalista de empresas. Destacam-se ainda as propostas do livro na aplicação de Real Options na avaliação econômica da empresa e não só de um projeto de investimento, bem como na conciliação do cálculo do valor da empresa com a aplicação dos principais métodos de valuation, a saber: APV (Adjusted Present Value), Fluxo de Caixa da Empresa descontado pelo WACC (Weighted Average Cost of Capital), EVA (Economic Value Added) e Fluxo de Caixa do Acionista descontado pelo custo de capital próprio.
Finalmente, os métodos e abordagens propostos neste livro são apresentados de forma didática e com exemplos práticos, extraídos e adaptados da experiência dos autores ao longo dos últimos 25 anos.
Não há dúvidas de que o crescimento e maturidade do mercado de capitais é um dos pilares do crescimento de qualquer economia, em especial no Brasil. Com a história recente da abertura de capitais pelas empresas na bolsa (via IPOs - Initial Public Offering) podemos observar a importância crescente que tem a avaliação de ativos, não só na tarefa de calcular o preço ideal da ação a ser lançada, mas também como técnica fundamental que auxilia estas empresas, agora com capital para aquisições, na sua missão de investir para crescer, seja via aquisição de outras empresas, seja via investimentos internos, como construção de novas fábricas ou redes de distribuição.
O termo valuation sintetiza a metodologia aplicada na árdua e desafiante tarefa de dar preço aos ativos a partir de seu futuro econômico. Acreditamos que este livro dará uma contribuição valiosa aos estudiosos e homens práticos que desejam ter uma sólida fonte de informação e métodos adequados para a aplicação das técnicas de avaliação de ativos no seu dia a dia.
Livro recomendado para profissionais da área de investimento, empreendedores e investidores que desejam ter uma base mais sólida da análise da viabilidade econômica de seus empreendimentos, bem como para cursos de MBA em gestão financeira e empresarial, mestrados profissionais da área de negócios. Leitura complementar para as disciplinas Avaliação de Empresas, Finanças Corporativas e Administração Financeira dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia de Produção.
EUGENIO DO CARVALHAL
Rio Branco, cuja referência da diplomacia brasileira é única, foi inspirador da promoção do Brasil no contexto internacional. Um brasileiro que, através das negociações que participou, mudou o mapa do Brasil e moldou, por meio de uma abordagem exemplar, a forma pela qual as questões de limites territoriais deveriam ser tratadas e as fronteiras pudessem ser espaços de integração num contexto de paz propício a relacionamentos construtivos de longo prazo.
Palestra proferida em 2008 no seminário CRISES NA AMÉRICA DO SUL: LIÇÕES E PERSPECTIVAS (Presidência da República / Gabinete de Segurança Institucional )
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EUGENIO DO CARVALHAL
Este artigo apresenta o modelo de características do bom negociador, que, no contexto das negociações, trata de organizar os aspectos relacionais e substantivos. Apresenta uma análise comparativa entre a importância e a prática da utilização de determinadas categorias de comportamento - características.
Artigo acadêmico publicado na revista Mundo PM em 2009.
FILIPE SOBRAL, EUGENIO DO CARVALHAL e FILIPE ALMEIDA
Negociações interculturais bem sucedidas requerem um entendimento do estilo negocial da outra parte. Este estudo, feito por pesquisadores brasileiros, teve como objetivo identificar o estilo de negociação que tende a ser adotado pelos executivos brasileiros, com base em sete dimensões culturalmente sensíveis.
Artigo acadêmico publicado na Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão em 2007.
Coletãnea de artigos sobre Negociação publicados entre 2000 e 2008.
[ BAIXE GRÁTIS o eBook em PDF AGORA]
ENRIQUE SARAVIA e EUGENIO DO CARVALHAL
Negociação de Conflitos Ganha Força
EUGENIO DO CARVALHAL
Até macacos rejeitam recompensa injusta
Como lidar com as diferenças culturais na hora da negociação?
Competição Global e Conhecimento
Curitiba - Conservadora até nos negócios
Diferenciação Competitiva ou Integrativa
Estilo Regional
Marketeiros, Sedutores e Negociadores
Negociação: navegando entre a razão e a emoção
Negociadores-minuto por R$ 199
O Bom Negociador
O descaso com o Barão do Rio Branco
O Desafio da Interdependência
O estilo negociador do Barão do Rio Branco
Os Desafios da Rede Logística
Perfil do Negociador Carioca
Persuasão e Coerção
Retaliação e Reciprocidade
Rio Branco: Soldado, Diplomata e Negociador
FILIPE SOBRAL e FERNANDO CARVALHO
HERMANO ROBERTO THIRY-CHERQUES
Diferenças Culturais e Gestão
John Rawls: a economia moral da justiça
Moral Development in Organizations
O individualismo à brasileira Raízes e proposições
O que é um valor
MARIA HELENA TACHINARDI
REGINA MARIA COELHO MICHELON
Negociação – Processo para Economizar e Potencializar Recursos
ROMULO GOUVÊA
O papel do consultor na elaboração de acordos de nível de serviço
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM: PERSPECTIVAS NA ADMINISTRAÇÃO DOS CONFLITOS EM RELACIONAMENTOS ESTRATÉGICOS INTERORGANIZACIONAIS
Dissertação de Mestrado de Álvaro Esteves
Dissertação de Mestrado de Álvaro Esteves
Com o intuito de trazer os institutos da mediação e da arbitragem – até então abordados predominantemente sob o ponto de vista jurídico - para o contexto da administração de empresas, este estudo exploratório, procurou identificar até que ponto esses serviços podem ser reconhecidos como alternativas para a gestão de conflitos nos relacionamentos estratégicos interorganizacionais.
A análise do referencial teórico procurou integrar e associar os estudos sobre três áreas prioritárias de conhecimento: alianças estratégicas, “joint ventures” e parcerias existentes em cadeias de suprimento e canais de distribuição; conflitos e negociação; e mediação e arbitragem como Resoluções Alternativas de Disputas eficazes.
Estes mapeamentos foram complementados com uma Pesquisa (entrevistas em profundidade) feita junto a dois públicos: os potenciais consumidores de serviços de mediação e arbitragem, e os fornecedores desses serviços. A Pesquisa revelou a existência de Câmaras, Conselhos, Comissões e Centros especializados, capazes de atender a demandas nas áreas de Mediação e, especialmente, Arbitragem entre parceiros de negócios; e mostrou, nas empresas potenciais clientes desses serviços, um grau ainda incipiente de (re) conhecimento dessa oferta qualificada de soluções eficazes para a administração de conflitos nos seus relacionamentos estratégicos com outras organizações.
ESTILOS, COMPORTAMENTOS E PRÁTICAS DE INFLUÊNCIA DOS NEGOCIADORES DO RIO DE JANEIRO
Dissertação de Mestrado de Eugenio do Carvalhal
Dissertação de Mestrado de Eugenio do Carvalhal
Este trabalho tem como objetivo investigar as características dos negociadores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e analisar a importância por eles percebida dos seguintes fatores no processo de negociação: estilos, comportamentos e práticas de influência. Tem como objetivo, também, identificar a influência da subcultura regional nas características dos negociadores. Para isso, as análises foram feitas a partir de dados coletados através de pesquisa, exploratória e descritiva, efetuada na Região Metropolitana. As constatações mostram as características específicas dos negociadores do Rio de Janeiro e faz uma análise crítica de seus estilos, comportamentos e práticas de influência.
Um Questionário foi aplicado com base em repetidos feedbacks e em análises de fatores de vários conjuntos de declarações de base comportamental. A amostra para a versão do Questionário-AutoPercepção consiste de 100 indivíduos envolvidos em negociações. Para o Questionário-HeteroPercepção há 193 grupos de respondentes.
Os resultados indicaram que o Questionário é bastante consistente com modelo conceitual de estilos, comportamentos e práticas de influência a priori. Os resultados indicaram, também, que os negociadores do Rio de Janeiro utilizam com maior freqüência estilos de aproximação do que os estilos de pressão ou de afastamento.
TRABALHO EM EQUIPE: AS EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO E SUAS CARACTERÍSTICAS NAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Dissertação de Mestrado de Geraldo Ferreira
Dissertação de Mestrado de Geraldo Ferreira
O objetivo deste estudo é pesquisar o trabalho em equipes de alto desempenho no Brasil. Mais especificamente o campo de interesse está em determinar quais são as características das equipes de alto desempenho efetivamente praticadas pelas empresas brasileiras e, dentre elas, quais as mais afetadas pela ação pessoal da liderança e quais as mais dependentes do apoio da organização.
Para tanto, foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica, foram selecionadas 8 (oito) características das equipes de alto desempenho, elaborado um questionários que foi aplicado em inúmeras empresas das quais foi selecionada uma amostra de 100 (cem) empresas envolvendo 100 (cem) líderes de equipes e 700 (setecentos) membros. A pesquisa exploratória e descritiva foi efetuada em 15 (quinze) estados das 5 (cinco) regiões do país.
Os resultados indicaram que há uma tendência predominante no sentido de que as características: A) Visão e Senso de Propósito; B) Comunicação Aberta; C) Confiança e Respeito Mútuo; e D) Liderança Compartilhada – todas muito dependentes de ações da liderança – apresentem uma freqüência de prática superior às características: E) Procedimentos de Trabalho Eficazes; F) Criação a Partir das Diferenças; G) Capacidade de Adaptação e Flexibilidade; e H) Aprendizagem Contínua – mais dependentes do apoio das práticas organizacionais adotadas pelas instituições.
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL
Dissertação de Mestrado de Regina Coelho Michelon
Dissertação de Mestrado de Regina Coelho Michelon
Esta pesquisa trata do tema conflito e negociação. O objetivo geral foi mapear e analisar situações de conflito e o seu processo de negociação em uma indústria de transformação do Rio Grande do Sul. Utilizou-se tanto o método do estudo de caso para uma pesquisa exploratória e de caráter descritivo, como a pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram 21 alunos de um curso de “Negociação” em abril de 2002, o superintendente e a chefia do setor Talentos Humanos da empresa.
Para a coleta dos dados foram utilizadas observações participantes, análise de documentos, filmagens e entrevistas semi-estruturadas. A coleta de dados ocorreu entre abril de 2002 e abril de 2003. Investigou-se e foi realizada intervenção na dinâmica dos conflitos no âmbito interno da empresa, diagnosticando os conflitos e analisando os resultados obtidos por meio do método de negociação desenvolvido na Universidade de Harvard.
Os resultados demonstraram que a iniciativa para a escolha do modelo negocial integrativo ou competitivo partia da chefia; os subordinados apenas reagiam seguindo o modelo proposto, ou seja, de forma integrativa ou competitiva. Em se tratando de negociações entre colegas e com fornecedores, o modelo integrativo era adotado por iniciativa dos sujeitos, inclusive virando jogos competitivos em integrativos. Também foi constatado que a utilização do processo integrativo para solução de conflitos/problemas no âmbito organizacional é uma forma apropriada para melhores resultados e mais satisfação para todos os envolvidos, humanizando e trazendo a ética para as relações. A participação de uma terceira pessoa na reformulação da forma de negociar trouxe desdobramentos significativos para os sujeitos, atribuindo-se a isso a postura imparcial e a credibilidade alcançada. Finalmente, as conexões entre o pensamento de Habermas desenvolvido na Teoria da Ação Comunicativa e o método de negociação de Harvard ficaram evidentes.
INSTRUMENTOS TEÓRICOS E TÉCNICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONSENSO: APLICAÇÃO NAS SITUAÇÕES E PROBLEMAS IDENTIFICADOS NA EVOLUÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES DO ACORDO DA ALCA – ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS
Dissertação de Mestrado de Rômulo Lemos de Gouvêa
Dissertação de Mestrado de Rômulo Lemos de Gouvêa
Esse trabalho aborda como tema principal o estudo de negociações e se desenvolve no cenário de paralisação e impasse da área de Livre Comércio das Américas – ALCA. Nas negociações em geral, atrasos e paralisações, ocasionados por controvérsias e impasses, podem constituir um forte problema de eficiência na construção do consenso. Como justificativa, diante da problemática, esse trabalho visa identificar processos e recomendações que auxiliem a obter, eficientemente, acordos nas negociações. Seu objetivo final foi a busca por instrumentos teóricos e técnicas que pudessem ser aplicados em situações de paralisações, no sentido de eliminá-las ou amenizá-las. Como objetivo secundário, foram estudadas outras abordagens teóricas no intuito de entender, sob diversas óticas, como estratégias e instrumentos teóricos contribuem mais eficientemente em cada situação ou em cada condição de negociação. Através das diferentes abordagens escolhidas para gestão das negociações, para avaliação das dimensões presentes nas negociações e para construção de consenso, ficou possível ao pesquisador a percepção e interpretação do fenômeno estudado. Ao final, concluiu-se positivamente sobre a aplicabilidade do arcabouço teórico escolhido, no auxílio na solução de problemas de controvérsias e impasses, bem como, na construção de consenso nas negociações.
CASTRO NEVES, Luiz Augusto de. A Cimeira do Rio de Janeiro e as perspectivas das relações entre a América Latina e Caribe e a União Européia. In Política Externa, vol 8, nº 2. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
SARAVIA, Enrique. Cultura e diversidade. In: Revista da Escola Superior de Propaganda e Marketing. São Paulo: ESPN, v. 6, nº 3, p. 32-34, mai./jun. 1999.
SARAVIA, Enrique. Cultura y desarrollo. In: Cultura y Desarrollo. Buenos Aires: Criterio, año LIII, nº 846, p. 640-643, 23/oct./1980.
SARAVIA, Enrique. El etnocentrismo en la enseñanza de la historia y la filosofia. Rio de Janeiro/Caracas: Monografia, 1995.
SARAVIA, Enrique. La identidad cultural latinoamericana. In: Casa del Tiempo. Mexico: Casa del Tiempo, vol. IV, nº 41, p. 36-39, jun. 1984.
SARAVIA, Enrique. Perspectivas sobre a identidade da cultura brasileira. Rio de Janeiro: Monografia, 1982.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Notas sobre barreiras à argumentação moral: ética nas organizações. In: Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro: FGV/EBAP, v. 33, nº 1, jan./fev. 1999.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Sondagem sobre valores éticos. Monografia. Rio de Janeiro: FGV-EBAP. 1993.
Além dos trabalhos acadêmicos apresentados nesse portal (Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado), recomendamos a leitura de trabalhos acadêmicos prioritariamente relacionados às quatro Competências Fundamentais de Gestão: Negociação, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Comunicação e Tomada de Decisão.
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